Mito ou verdade: os gatos têm mais facilidade para se adaptar a uma nova casa

Vai mudar e tem um bichano fofo em casa que vai junto com você para o novo lar? É aí que as dúvidas começam: Será que ele vai se acostumar com a casa nova? Deixo ele trancado nos primeiros dias? Como faço para essa adaptação se tornar mais tranquila para meu felino? Gatos adultos têm mais dificuldades para se adaptar do que gatos filhotes?
 
Vamos a algumas observações que podem esclarecer suas dúvidas:

Adultos X Filhotes

Para os filhotes a mudança é mais natural pois ainda estão construindo a sua rotina de vida. Já para os adultos que já tem seus lugares favoritos na casa e horários definidos de refeições o processo poder ser mais demorado.

Cuidados no transporte

Uma mudança tranquila deve começar com um transporte tranquilo. Certifique-se que o bichano está bem acondicionado na caixa de transporte e que a caixa está bem presa no veículo. Gatos ficam ainda mais estressados ao serem chacoalhados, então tente deixá-lo o mais confortável possível.
Chegando ao novo lar
No dia da chegada a nova casa, reserve um local com as portas e janelas fechadas para deixar o gato e seus pertences. Os gatos são muito apegados aos cheiros dos locais. Então uma dica é deixá-lo preso em um cômodo com os cheiros que ele já conhece (da sua cama, dos seus panos, dos brinquedos, etc) para que ele comece a se ambientar.

Dedique um tempo ao seu pet

Mesmo na correria da mudança, lembre-se de reservar um tempo para ficar com o seu gato. Ele reconhece em você um porto seguro, logo é importante não deixá-lo muito tempo sozinho, para que não fique ainda mais traumatizado.

Fugas para o antigo lar

Pode ser que nos primeiros dias seu felino tente fugir, com a intenção de retornar ao antigo lar. A atenção deve ser redobrada. Se seu gato é acostumado a sair para a rua, evite as escapadas nos primeiros dias de casa nova. Deixe primeiro que ele se acostume com o ambiente para então retomar sua rotina de passeios e explorar a região.
 
A verdade é que qualquer mudança trará algum estresse para o seu gatinho, mas não se apavore! Mantenha a calma e cuide dos seu bichinho com muito amor e carinho que tudo dará certo.

 


Newsletter

© Copyright 2017 - Mudanças em Florianópolis e Aproveitamento para todo Brasil - Mudanças Mônica . Todos os Direitos Reservados