Saiba quais garantias você pode dar ao alugar um imóvel

Está na hora de mudar e a primeira coisa que vem a cabeça é como conseguir um fiador para locação do tão desejado imóvel? Muitas vezes, junto com essa dúvida vem o desconforto de ter que abordar um parente, ou mesmo um amigo na hora da locação. Muitas pessoas não gostam de ter que fornecer os dados para terceiros ainda que os conheça a tempos.

Embora o fiador ainda seja a prática mais popular procurada pelas imobiliárias do ramo, por ser gratuita, há hoje no mercado outras opções eficazes para garantia do locador e também que trazem benefício e segurança ao locatário. Antes de sair procurando o imóvel ideal, atente-se as opções que as imobiliárias oferecem.

Modalidades mais comuns 

Algumas opções abaixo podem ajudar você a escolher qual  a melhor opção para sua atual situação. Vale lembrar que quase todas são burocráticas, pois tem como objetivo proteger o proprietário do imóvel em caso de inadimplência, são seguradas pela Lei do Inquilinato e dependem do mercado. Não há ainda nada que obrigue o proprietário a aceitar qualquer uma das formas, isso depende de um acordo entre a imobiliária e o proprietário do imóvel.

Fiador

A mais usada por imobiliárias, a modalidade de fiador é a única que é totalmente gratuita. O locatário precisa procurar um terceiro, que possua um imóvel com registro de escritura para garantir que assuma as obrigações do devedor caso esse não cumpra o acordo. 
Nessa modalidade, esse terceiro deixa um imóvel como garantia no caso de não cumprimento do pagamento e também tem que ter cadastro previamente avaliado e aprovado, pois é o responsável financeiro do imóvel caso o locatário fique inadimplente. 
Tem a vantagem de não precisar pagar nada como garantia desse imóvel, mas o desconforto de precisar contar com a ajuda de um terceiro que queria disponibilizar essa garantia. Além disso, é necessária a mesma documentação do locatário, como holerites, imposto de renda e escritura do imóvel ou bem do terceiro.

Seguro fiança locatícia

Essa modalidade substitui o fiador em casos de contratos de locação, por garantir o pagamento do aluguel em decorrência de não cumprimento dos deveres de valores locatícios. 
Nessa modalidade o locatário contrata uma apólice de seguro, em que o proprietário do imóvel é o beneficiário. Geralmente ela cobre três vezes o valor de um aluguel. 
As vantagens dessa modalidade é que você não precisa pedir o imóvel em garantia a nenhum terceiro e normalmente as seguradoras oferecem benefícios ao locatário, como seguros residenciais e outras garantias. 
Nessa modalidade o locatário se responsabiliza a pagar anualmente um valor correspondente ao aluguel e encargos do imóvel para a seguradora, sem devolução no final do contrato.

Caução

Pouco popular, por obrigar muitas vezes um desembolso alto do inquilino como garantia de não cumprimento do pagamento do aluguel, o caução exige que o locatário disponibilize um valor em dinheiro que fica depositado em uma conta poupança.
Esses valores e seus rendimentos são devolvidos no final do contrato caso não tenha inadimplência. Caso ocorra por parte do contratante o não pagamento do valor do aluguel, esse valor pode ser retirado dessa conta para pagamento desse ônus.

Título de Capitalização 

Essa modalidade vem sendo praticada por algumas imobiliárias desde 2005. Optar pelo título de capitalização significa que o futuro inquilino oferece ao locador do imóvel um fundo de investimento, negociado ou não em bolsa, como garantia.
Normalmente os valores negociáveis são bem altos, em torno de dez a doze alugueis, que são negociáveis caso o locatário torne-se inadimplente nesse período. 

No final da locação esses títulos podem ser resgatados e corrigidos. Os valores não são perdidos, mas é preciso ter uma boa reserva de dinheiro para garantir a locação com esse tipo de modalidade.

Antes de procurar seu imóvel ideal, consulte sempre as opções adequadas para cada tipo de negócio. E quando pensar em mudar, deixa que a Mudanças Mônica ajudar você a realizar seu sonho.


Newsletter

© Copyright 2017 - Mudanças em Florianópolis - Mudança Residencial e Comercial - Mudanças Mônica. Todos os Direitos Reservados